quarta-feira, 22 de julho de 2015

Waze ou Here: qual é o melhor aplicativo de trânsito para usar no celular?

Salvar mapas para ver offline, ver informações de trânsito em tempo real, ouvir qual deve ser seu caminho para chegar a um destino. Essas são apenas algumas possibilidades que aplicativos de trânsito podem trazer ao usuário com um smartphone. Porém, qual deles é o melhor: Waze ou HERE Maps? Confira abaixo a nossa análise.
Comparativo: Here x Waze (Foto: Arte/TechTudo) Waze ou Here: qual app de trânsito se sai melhor no comparativo? (Foto: Arte/TechTudo)

Compatibilidade: Empate
Os dois serviços estão disponíveis para os principais sistemas operacionais móveis do momento: Android,iOS e Windows Phone. E também funcionam na web, em versões que podem ser acessada pelo PC, parecidas com o Google Maps.
Here tem versão web semelhante ao Google Maps (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Here tem versão web semelhante ao Google Maps (Foto: Reprodução/Aline Jesus)
Tempo Real: Waze
Para quem busca uma ferramenta com informações a todo o tempo sobre o que está acontecendo, uma comunidade ativa e múltiplos alertas em tempo real do trânsito, no Waze há muito mais conteúdo do que no Here Maps. Afinal, a parte colaborativa dele acaba sendo seu grande atrativo.
Informações em tempo real são o ponto mais forte do Waze (Foto: Divulgação)Informações em tempo real são o ponto mais forte do Waze (Foto: Divulgação)
O usuário pode realizar diversos tipos de ações, como informar o quão pesado está o trânsito no local ou reportar um acidente, por exemplo. No Here, também há detalhes, porém em menor quantidade, e com uma comunidade menor. No Waze, é possível até ver os postos com gasolina mais barata na região.
Mapas offline: Here
Por outro lado, se o usuário está indo viajar e quer salvar um conteúdo de mapas para usar no local, esqueça o Waze. O Here Maps tem esta função, como o Google Maps, mas isso é um conceito bem diferente do Waze. O pensamento básico é: o Here é um serviço de mapas, enquanto o Waze é um app de trânsito.
Navegação: Empate
O sistema de navegação é quase igual nos dois. Ambos têm opção de se salvar destinos, guias por voz, além de planejamento de rotas por tempo, fazendo com que os usuários cheguem o mais rápido possível a seus pontos finais. Neste quesito, tanto Here como Waze estão muito bem servidos.
Integração com outros serviços: Waze
Se você tem um evento no seu calendário do Facebook, com um mapa, e quer chegar a ele. É possível, com um toque, ver o mapa no Waze e ter sua rota traçada até lá. Todos os conteúdos do app, aliás, podem ser integrados ao Facebook, como ver no aplicativo seus amigos que utilizam o Waze e interagir com eles. O Here não oferece este tipo de opção.
Parte social também se destaca no Waze (Foto: Divulgação)Parte social também se destaca no Waze (Foto: Divulgação)
Interações entre usuários: Waze
A parte social do Waze é muito superior a do Here. O usuário pode, por exemplo, mandar um alerta para seus amigos, ver onde eles estão, compartilhar trajetos e até bater papo com pessoas que apareçam na sua tela, mesmo que não as conheça. Interagir é fundamental em um app como este, e nesse ponto o Waze é bem melhor.
Interface: Here
Um dos pontos mais negativos do Waze é sua interface. São tantos recursos que ele acaba ficando até confuso visualmente. Um mapa pode ter muitos ícones, seja cor da pista indicando como está o trânsito ou relatos de possíveis problemas no caminho, e, claro, os ícones de pessoas navegando.
Here possui um visual muito mais atrativo e limpo (Foto: Divulgação)Here possui um visual muito mais atrativo e limpo (Foto: Divulgação)
No Here, a interface é muito mais sóbria e elegante. A usabilidade de ambos é boa, e o design acaba até sendo bem intuitivo nos dois aplicativos. Mas com um grande número de informações acumuladas, o Waze fica um pouquinho confuso. Depois, com o tempo, você se acostuma, mas o Here é mais organizado.
Usabilidade para quem não é motorista: Here
Outro ponto que o Here tem de vantagem sobre o Waze é como ele pode ser usado também por quem não dirige. Quando você traça uma rota nele, tem opção de vê-la usando opções de transporte público e a pé. O Waze, por sua vez, é voltado só para motoristas, o que restringe um pouco sua utilização.
Conclusão: Empate
O grande ponto a ser analisado nesta comparação entre Waze e Here é que, apesar de terem algumas de suas principais características em comum, eles são aplicativos muito diferentes. O primeiro pode ser chamado de um “app de trânsito”. Já o segundo seria um “app de mapas”.
O principal é entender o que cada um tem como base, e ver em qual perfil o usuário pode se encaixar melhor. Um é superior em certos pontos, outro é melhor em outros. No fim, a decisão dependerá de cada pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário